Corrida

Correndo pude levar fé em conquistas pequenas e pessoais que até então eram desconhecidas para mim, pois vitórias, feitos relevantes, eram para agradar terceiros,para demonstrar e nunca para saborear.Já a corrida, essa é só minha, o cansaço, o suor e a sensação máxima de realização.

Corredora Amadora

Corredora Amadora
Morrendo na Chegada
Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Alimentos Funcionais para Corredores de Plantão

Bom vou passar um pouco do que sei como profissional nutricionista especializada em Nutrição Clínica para quem se interessa em alimentação saudável.
Partirei  do princípio de que quase todos, antenados com saúde, alimentação e esporte , já sabem, "a saúde começa pela boca", frase mais verdadeira, impossível, então não entrarei em por menores sobre vitaminas, minerais, lipídios, carboidratos e proteínas. Vou propor raciocínio lógico e básico quanto aos alimentos funcionais, alimentos estes que auxiliam no aumento da performance, no equilíbrio metabólico, na redução de radicais livres, consequentemente, no ajuste das funções vitais, é para isso que servem os funcionais.


carboidratos  Ricos em fibras são funcionais? Claro que sim, as fibras  presentes em carboidratos complexos como frutas com casca, arroz integral, pães integrais, aveia em flocos,vegetais e leguminosas como feijões auxiliam no funcionamento intestinal e as vitaminas presentes principalmente nas cascas,são precursoras de enzimas metabólicas, levando ao melhor aproveitamento dos nutrientes depois de absorvidos pelos órgãos e tecidos.


As folhas verdes escuras são mais nutritivas? Do ponto de vista do fornecimento de maior quantidade de ferro que as outras folhas, sim, o ferro tipo ferro não- heme , encontrado nos vegetais verdes escuros, é elemento essencial para processos metabólicos como o transporte de oxigênio, metabolismo oxidativo e crescimento celular, 70% do ferro absorvido pelo intestino , são funcionais pois desepenham funções fisiológicas constituindo, por exemplo, a hemoglobina. Mas o ferro não heme, derivado de vegetais, deve ser consumido com vitamina C e A para facilitar sua absorção.


Leite fermentado ou iogurtes são considerados alimentos funcionais? - E como..., são essenciais, a melhor forma de consumir derivados do leite pois são pré digeridos, facilitando na absorção e os Probióticos que contém (lactobacillus), promove regulação intestinal, e isso é muito mais importante que ir no banheiro regularmente, vejam só: se o intestino está com a flora bacteriana desestruturada pela presença de bactérias advindas de uma alimentação errônea, o trânsito intestinal fica complicado, aumentando ainda mais o tempo no tubo intestinal, levando a aumento de flatulências e resíduos não nutritivos, já um intestino que recebe periodicamente bactérias vivas probióticas é equilibrado, regular auxiliando então na melhor absorção de vitaminas e minerais, inclusive o cálcio na qual também fornece de forma mais concentrada que o leite comum tão importantes para as funções metabólicas vitais.


Um bom prato de salada ganha muito mais valor quando temperada com azeite extra virgem?- muito, muito , muito mais valor, por que o Azeite extra virgem são mais resistentes ao estress oxidativo(estímulo que leva ao desbalanço entre produção excessiva de radicais livres e sua remoção),dado importante para praticantes de atividades físicas , não é mesmo?, pois estes produzem mais radicais livres, O consumo diário diminui  colesterol total , pela redução do LDL, colesterol ruim" e possivelmente aumento do HDL, "colesterol bom". O óleo de canola em substituição ao de soja, consumo de avelã, amendôa e abacate, claro de forma controlada para não engordar, são muito benéficas.




Ok, preciso de ômega-3, então vou tomar em cápsulas?  - Observe como se torna fácil o consumo diário de ômega 3 através da alimentação:
pela manhã iogurte com semente de linhaça dourada.
Almoço- Verduras ,legumes, leguminosa, cereal  e Peixe (salmão, sardinha, arenque ou atum. Pronto dois exemplos rápidos, e porquê do ômega-3? - Porque quem pratica corrida tem inflamações dolorosas sempre, aqui, ali, acolá, então pronto, já é um grande motivo ele tem efeito anti inflamatório além de promover ligeira redução da pressão arterial, melhorar a função plaquetária e reduzir os triglicerídeos séricos.

Nenhum comentário: